Marketing de conteúdo: entenda o que é e como ele pode alavancar seus negócios

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Já pensou em diminuir os gastos em marketing, multiplicar os resultados de sua empresa e ainda obter publicidade espontânea? Para conseguir isso, talvez seja preciso pensar numa mudança de estratégia em seus negócios.

Na Era da Informação, o diferencial de qualquer empreendimento é fornecer conteúdo de qualidade e que seja realmente útil ao cliente potencial. Essa é a principal proposta do marketing de conteúdo, que já é adotado por cerca de 70% das empresas brasileiras.

Neste post mostramos o que é, afinal, marketing de conteúdo, como ele pode gerar ganhos incríveis para as empresas e quais são suas principais vantagens em relação ao marketing tradicional.

O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair e conquistar clientes oferecendo informações úteis e relevantes para as pessoas certas, da forma certa e no momento certo. Por meio de ações menos imediatistas, mas bem mais efetivas, do que o marketing tradicional, ele ajuda a fidelizar consumidores, educar o mercado e demonstrar a autoridade da empresa em seu ramo de atuação.

Veja como isso funciona no tópico a seguir.

Como o marketing de conteúdo pode trazer resultados

Imagine um exemplo simples. Você quer comprar uma piscina para a sua casa de campo, mas não entende nada sobre o assunto. Pesquisando em um mecanismo de busca você encontra dois blogs corporativos. No primeiro, são oferecidos modelos e preços de piscinas em uma página com layout confuso, e só. No segundo, você encontra uma página organizada e moderna, que coloca em destaque, além das opções de produtos disponíveis, materiais gratuitos (e-books e vídeos, por exemplo) sobre o tema, além dos títulos das últimas postagens:

• Como escolher a piscina certa para uma casa de campo? (Aí você pensa: como ele adivinhou quais são minhas dúvidas?)

• Alvenaria, vinil ou fibra: vantagens e desvantagens de cada tipo de piscina. (Seu pensamento: nossa, parece que eu encomendei essas informações!)

• Declive do terreno: fundamental para piscinas com borda infinita. (Você: puxa, esse cara entende mesmo do assunto!)

Os posts, muito bem escritos, apresentam informações específicas e detalhadas, custos e benefícios de cada opção e todas as considerações que você deve fazer antes de comprar uma piscina. Se a diferença de preços entre as duas empresas não for absurda, qual delas você escolherá para fechar negócio? Certamente, a que passa maior credibilidade e expertise no assunto.

Comprada e instalada a piscina, você tem uma dúvida qualquer sobre tratamento da água. Acessa o FAQ no site da empresa e encontra rapidamente a informação de que precisa. Dois dias depois, fica fascinado ao receber, por e-mail, uma videoaula que ensina tudo sobre higienização! Parece coincidência, mas é marketing de conteúdo!

Meses depois, você está de férias, sentado à beira da piscina, quando passa os olhos na newsletter da empresa e dá de cara com a seguinte matéria: Como incrementar sua piscina, apresentando dicas incríveis sobre uso de acessórios como hidromassagem, iluminação subaquática e cascatas. Adivinhe como você vai querer usar a próxima sobra orçamentária?

Deu pra entender? Esse é um exemplo bastante abreviado e simplificado de como funciona o marketing de conteúdo. Continue lendo o post para ver como essa estratégia pode ajudá-lo a alavancar seus negócios.

Quais as vantagens de utilizar o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo permite reduzir a menos da metade os gastos e triplicar os resultados se comparado com o marketing tradicional. Além disso, como mostra uma pesquisa realizada este ano por uma empresa líder nesse segmento no Brasil, essa estratégia quadruplica o número de visitas ao site ou blog e multiplica por cinco a geração de leads (visitantes que fornecem meios de contato em troca de informações relevantes).

Os números falam por si! Agora veja outras das principais vantagens de adotar o marketing de conteúdo na sua empresa.

• Conquista da confiança e, consequentemente, retenção e fidelização dos clientes.

• Aumento do lifetime value – LTV (valor que um cliente gasta consumindo produtos ou serviços ao longo do relacionamento com a empresa). Isso acontece porque o marketing de conteúdo favorece a construção de relacionamentos de longo prazo (especialmente pela produção de bons conteúdos também para a etapa pós-venda). Assim, a tendência é que uma mesma pessoa compre mais de uma vez algum produto da empresa.

• Redução do custo de aquisição de clientes – CAC. Isso ocorre principalmente pelo aumento de acessos orgânicos ao site, que permite economizar em anúncios pagos, e, mais uma vez, pelo estabelecimento de relacionamentos duradouros com os clientes. Todo empreendedor sabe que sai mais barato vender dois ou três produtos para um mesmo cliente do que conquistar dois ou três clientes que comprem um produto cada.

• Aquisição de autoridade no mercado. Ao produzir conteúdo valioso em formatos diversos (como vídeos, e-books e infográficos), a empresa vai aos poucos melhorando seu ranqueamento nos mecanismos de busca e marcando sua posição no mercado, podendo tornar-se uma referência.

• Aumento do engajamento com a marca. Produzindo conteúdos específicos, gratuitos e de qualidade para as pessoas que se interessam por eles, o marketing de conteúdo não só atrai, mas encanta, os clientes potenciais. Com isso, consumidores podem passar a ser também fãs de uma empresa que “fale a mesma língua” que eles.

• Obtenção de publicidade espontânea. Quando um cliente gosta de sua marca e se engaja com ela, ele passa a difundi-la – por exemplo, compartilhando seu conteúdo com seus contatos. Isso aconteceu com um vídeo deslumbrante preparado por uma agência brasileira para a Campanha Retratos da Real Beleza, da Dove, que viralizou nas redes sociais e arrematou o prêmio principal do Festival de Cannes de 2013.

Impressionante, não? Agora que você já conhece as principais vantagens do marketing de conteúdo e sabe como ele pode ajudar a multiplicar os resultados de sua empresa, conte-nos o que achou do post. Deixe aqui seu comentário ou tire suas dúvidas!

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